Missão

 

Aumentar constantemente a integração entre os membros da comunidade Insper e também proporcionar a essa comunidade um melhor entendimento sobre a realidade na qual está inserida.

 

Visão

 

Ser reconhecido como um dos principais meios de troca e difusão de idéias dentro da comunidade Insper.

 

Carta de Idéias

 

 A difusão de conhecimento e informação é a maneira pela qual o opinião buscará aumentar a integração entre os membros da comunidade Insper, assim como seu entendimento sobre a realidade que os cerca, sendo esses seus fins últimos e inquestionáveis, ou seja, sua missão. E, para tentar garantir o cumprimento dessa missão, o jornal deve tentar ser reconhecido como um meio importante de comunicação para seus leitores.

 

Por comunidade Insper entendemos: colaboradores, alunos, ex-alunos e professores dessa instituição. Apesar de manter a comunicação entre os vários grupos da comunidade, o opinião terá como equipe editorial atuante apenas alunos da faculdade, pois é também um objetivo desse jornal ser uma organização estudantil capaz de dar voz e independência aos estudantes.

 

A qualidade de argumentação deve ser regra nos textos publicados pelo opinião. Além disso, o jornal deverá mostrar o raciocínio de pontos de vista diferentes, assim como de conjunto de valores distintos, e também tentar incentivar a melhora da argumentação. Isso terá o objetivo de aumentar a compreensão entre aqueles que possuem valores diferentes e tentar solucionar conflitos entre aqueles que possuem valores iguais, levando a maior integração e entendimento da realidade.

 

A possibilidade de veiculação de um texto pelo opinião deverá ser ponderada pela sua relevância para a comunidade Insper, que é o público alvo desse jornal.

 

A divulgação de textos, ou outras formas de expressão, não argumentativos, nem informativos, deve acontecer com o objetivo de proporcionar visões diferentes sobre a realidade, com a ajuda do despertar de emoções diversas nos leitores.

 

Por fim, o opinião deve sempre lembrar que a infinidade de fatos é impossível de ser capturada pela mente humana, sendo assim, o próprio ato editorial é em si uma opinião e isso está refletido em seu nome, que significa a conjunção entre aquilo que é logicamente válido, aquilo que pode ser comprovado e aquilo que pode ser apenas sentido.